terça-feira, 28 de julho de 2009

perdido (por onde me levam meus passos)

percorro o granito da calçada como noutro dia qualquer
sem desgastar o cubo das esquinas em inúteis esperas;
e procuro evitar o lixo que por aí se arrasta
segundo um desastrado melhor-é-impossível nicholsiano.
vagueio desnorteado no comum trilho do meu norte,
e o ter-de-ir-ali-a-um-sítio nunca foi tão real.
a cada passo dado multiplicam-se os pares de passos a dar,
num eterno aproximar que se distancia na (própria) aproximação.
há entre mim e meus passos um murray que se perdeu em tokyo,
(mas beco após travessa...scarlett nem vê-la)
os rostos que por mim passam e não os foco parecem-me familiares,
mas ficam-se no desconhecido de um bom-dia por dizer.
e meto as mãos na algibeira e não encontro nada
perguntando-me, de mim para mim,
quem me terá ficado com o isqueiro.
sei por onde vou, sem saber para onde vou;
e é simultaneamente a rotina dos dias num não-comum dia
e, sem saber (bem) porquê, continuo a caminhar,
e, quanto mais caminho, mais fico perto do que ficou por percorrer.
e sobra uma pergunta que tabela e ressalta
nas profundezas do meu (tão próprio) eu:
(e as minhas chaves de casa, onde estão?)

6 comentários:

  1. Psicologi-ando. Não devemos nós pensar antes em: Sei aonde chegar, mesmo sem saber como. Está para chegar o novo filme de Tim Burton: Alice no País das Maravilhas… este clássico pode aliciar algumas interpretações, EU tenho uma: Nadie alcanza la meta com un solo intento, ni perfecciona la vida com una sola rectificación, ni alcanza altura com un solo vuelo.

    ResponderEliminar
  2. Para quem não gosta de cinema tens muita lata para meter um post destes.

    ResponderEliminar
  3. hehe. O caminho faz-se caminhando... deste-lhe bué.

    ResponderEliminar
  4. de cigarro na boca, (eu) sabia onde chegar; o que não sabia era do isqueiro nem das chaves de casa; já a alice no país das maravilhas não me parece correcto, páginas e páginas com um coelho e nem uma linha sobre "coelhagem", quanto muito será falacioso. não é que não goste de cinema, não há é predisposição mental para o ver, mas se o vir, até gosto. ou não. speedy gonzalez é a alcunha do mariano, e isso sim, eu não percebo. quando ao caminho que se faz caminhando, não deixa de ser cansativo. bonito, mas cansativo. necessário, mas cansativo. libertador, mas cansativo. ninguém me quer enviar uma coca-colinha fresquinha para email?

    ResponderEliminar
  5. "e meto as mãos na algibeira e não encontro nada
    perguntando-me, de mim para mim,
    quem me terá ficado com o isqueiro"


    Pérolas, sim senhor! ;)

    ResponderEliminar
  6. pérolas no sentido do ai e tal estiveste bem e há entre o teu ego e a tua barriga uma invisível e milimétrica diferença ou pérolas no sentido de que és tu quem tem o meu isqueiro???

    ResponderEliminar