sexta-feira, 27 de junho de 2014

summertime sadness

hoje, a propósito de uma pergunta que tinha feito, tinha um cena-tipo-reunião na Junta. de-modos-que lá fui.
cheguei (antes de hora) e pediram-me para esperar um bocado, e um (bom) bocado depois lá uma senhora me chamou.

apresentou-se e convidou-me a sentar; (e eu) apresentei-me e sentei-me.
disse-me para falar; e eu falei-lhe dizendo que pensava que estava ali para (a) ouvir.
disse-me que sim e que não, e lhe falasse das razões para (eu) estar ali.
como "razões" é plural, disse-lhe que estava desempregado e (ainda-por-cima) não tinha emprego.
[mau, pensei eu, mas isto é para me orientar ou para me analisar?]

falou-me que podia fazer isto, aquilo e aqueloutro;
disse-lhe que fazia aqueloutro amiúde, e o isto-e-aquilo (já) faziam parte do meu dia-a-dia.
referiu-se também a um curso básico de inglês acrescentando que de nada me serviria.
concordei e acrescentei que mais valia deixar a vaga para quem dela precisasse.
[ok, pensou o meu aliviado eu, isto não é análise mas sim orientação.]

falou-me de subsídios e de estágios especiais para específicos casos;
os que ofereciam melhores regalias implicavam que eu fosse pai.
[definitivamente o incentivo à natalidade faz-se de um estranho modo.]

continuou a falar de incentivos e eu continuei-lhe a dizer que não estava qualificado para nenhum deles. finda a explicação, pediu-me o mail.
[ok, queres ver que (isto) não é análise nem orientação, (mas) apenas speed-dating?]

disse-me que me iria inundar o mail com propostas, formações e demais informações.
disse-me também que a minha presença ali contava como uma activa procura de emprego e de-modos-que me iria passar o respectivo papel. entregou-me o papel com tamanha alegria que me obrigou a guardar para mim um yupi-de-contentamento.

agradeci-lhe o gesto e com um gesto ela disse-me que o meu tempo tinha acabado. despediu-se dizendo que haveria mais gente à espera;
(e eu) despedi-me desejando-lhe um bom fim-de-semana.
saí e passei por uma vazia sala de espera. olhei para trás e via encolher os ombros e recolher-se (para o seu gabinete).

decidi vir a pé para casa e, pelo caminho, refiz mentalmente o diálogo daquela espécie de reunião. na verdade, e parecendo que não, esta minha deslocação à Junta foi tão (ou mais produtiva) que a ida da nacional selecção ao Brasil.

2 comentários:

  1. Lamento discordar, mas parece-me uma cena surreal!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, vendo isto como um caso isolado não deixa de ser uma cena surreal; no entanto, e depois de ter frequentado a "assertiva formação", (já) não vejo isto como tão surreal assim.
      um-bom-domingo, éme.

      Eliminar